Número do Artigo: 2319 Visualizar este artigo em tela expandida Copia o conteúdo deste artigo, na íntegra, na solução do atendimento. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Ir Para a Página Inicial da Base de Conhecimento Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Editar este artigo

SISTEMA DE ATENDIMENTO A USUÁRIOS (SAU) - Como criar um alias para a caixa de e-mail individual do TJPR.

Voltar (Backspace) Voltar      Aumentar Imagens Aumentar Imagens     Diminuir Imagem Diminuir Imagens
Procedimento 7: Como criar um alias para a caixa de e-mail individual do TJPR.
 
   O alias é uma identificação alternativa para um objeto (dicionário Aurélio), um pseudônimo, designação, nome ou rótulo alternativo (dicionário Michaelis) para algo, neste caso, trata-se de uma nomenclatura alternativa para a caixa de e-mail individual do estagiário, servidor ou do magistrado.
 
   Os usuários poderão criar uma nomenclatura de e-mail mais amigável (alias), tal como andre.silva@tjpr.jus.br ou maria.conceicao@tjpr.jus.br, em opção à nomenclatura padrão da caixa de e-mail individual, tal como xyzw@tjpr.jus.br ou 11122233344@tjpr.jus.br.
 
   A partir de então, o usuário poderá mandar e receber e-mails institucionais através deste novo alias (nome.sobrenome@tjpr.jus.br). Cabe lembrar que o usuário continuará com a opção de receber e enviar e-mails através do e-mail individual padrão (xyzw@tjpr.jus.br).
 
   Esta alteração servirá apenas para receber e enviar e-mails da caixa individual de e-mail do usuário. O acesso aos demais aplicativos do TJPR, incluindo o acesso ao WEBMAIL, continuará a ser realizado da forma usual, a criação de um alias não alterará os demais logins de acesso junto a outros aplicativos do TJPR.
 
1) Para criar um alias, acesse o Sistema de Atendimento a Usuários (SAU). Para saber mais sobre como realizar este procedimento, clique aqui.
 
Como Solicitar uma Nova Ocorrência
 
OBS: Caso seja este o primeiro acesso do usuário ao Sistema de Atendimento a Usuários (SAU), a tela de PERFIL DO USUÁRIO será aberta antes mesmo da tela INICIAL, tendo em vista a necessidade do preenchimento de algumas informações obrigatórias. Neste caso, realize a edição do PERFIL DO USUÁRIO conforme as orientações contidas aqui
 
Como Solicitar uma Nova Ocorrência
 
2) Caso seja aberta a tela INICIAL do Sistema de Atendimento a Usuários (SAU), clique, no canto superior direito, em PERFIL.
 
Como Solicitar uma Nova Ocorrência
 
   Neste caso, também será aberta a tela chamada PERFIL DO USUÁRIO. 
 
Como Solicitar uma Nova Ocorrência
 
3) Uma vez na tela chamada PERFIL DO USUÁRIO, estarão listados os campos DADOS DO USUÁRIO e DADOS PARA CONTATO.
 
3.1) No campo DADOS DO USUÁRIO estarão disponíveis os seguintes campos:
 
 
a) NOME: Aqui estará listado no nome do usuário, conforme registros (AD) da Divisão de Sistemas de Comunicação (DSC). 
b) SIGLA: Aqui estará listada a sigla do usuário, o login de rede do TJPR, conforme registros (AD) na Divisão de Sistemas de Comunicação (DSC). 
c) E-MAILS DISPONÍVEIS: Aqui estará listado o e-mail atual do usuário, não amigável, normalmente composto pelo login de rede do TJPR, tal como xyzw@tjpr.jus.br ou 11122233344@tjpr.jus.br. 
 
   Neste campo será possível encontrar o Endereço de E-mail Principal, o ALIAS (se já registrado) e o Endereço SIP.
 
3.2) Os próximo três campos só estarão disponíveis se ainda não foi cadastrado nenhum ALIAS para o usuário, caso algum alias ja tenha sido cadastrado, estes próximos três campos não estarão disponíveis.
 
 
a) ALIAS SUGERIDO: Aqui será listada uma sugestão de um alias, já disponível para uso, criado pelo SISTEMA DE ATENDIMENTO A USUÁRIOS (SAU). Esta sugestão é criada baseando-se no nome do usuário e no Termo de Responsabilidade na Criação do Alias. Cabe lembrar que o uso desta sugestão não é obrigatório, o usuário poderá utilizar outro alias se desejar, conforme passo “b)”.
 
IMPORTANTE! Caso o usuário deseje utilizar a sugestão do SAU, clique no ícone UTILIZAR ALIAS SUGERIDO (Utilizar Alias Sugerido).
 
b) EDITAR ALIAS DO E-MAIL: Aqui, o usuário irá definir uma nomenclatura amigável ao seu e-mail, conforme orientações do Termo de Responsabilidade na Criação do Alias
 
   Cabe lembrar que, ao inserir uma nomenclatura nova, o usuário deverá verificar a sua disponibilidade clicando no ícone VERIFICAR DISPONIBILIDADE DO ALIAS (Verifica disponibilidade do alias) ao lado deste campo, pois é possível que outro usuário já tenha cadastrado, como seu respectivo alias, a sugestão do usuário.
 
   Também é importante destacar que, ao concluir o procedimento de criação do alias, o usuário não poderá mais alterá-lo. A mudança do nome amigável só será possível através de solicitação (com justificativa) realizada junto a Divisão de Atendimento a Usuários (DAU). Para saber mais sobre como solicitar um atendimento junto a DAU, clique aqui.
 
c) ACEITAR TERMOS ALIAS: Aqui o usuário deverá ler o Termo de Responsabilidade na Criação do Alias, e, logo após, ACEITAR os termos para a criação do alias clicando na caixa de seleção correspondente (checkbox). O usuário não poderá concluir a criação de um novo alias sem ler e aceitar os respectivos termos de responsabilidade.
 
   Para saber mais sobre como editar os demais campos da Tela Perfil do Usuário, clique aqui.
 
Versão do Artigo: 4
Data de Criação: 2014-10-02 09:53:51.721
Data de Atualização: 2020-03-25 13:28:04.458
Setor(es) Responsável(eis):
Administrador Base de Conhecimento
 

Artigos Relacionados

MICROSOFT OUTLOOK 2013 - Smartphones - Como configurar o Outlook em um ANDROID.
MICROSOFT OUTLOOK 2013 - Smartphones - Como configurar o Outlook em um IOS.
MICROSOFT SKYPE FOR BUSINESS (ANTIGO LYNC) - Quem utiliza e como obter acesso?
SISTEMA DE ATENDIMENTO A USUÁRIOS (SAU) - Como acessar o aplicativo.
SISTEMA DE ATENDIMENTO A USUÁRIOS (SAU) - Como editar o perfil do usuário.
SISTEMA DE ATENDIMENTO A USUÁRIOS (SAU) - Como identificar o Endereço SIP do usuário.
SISTEMA DE ATENDIMENTO A USUÁRIOS (SAU) - Como solicitar um atendimento.
SISTEMA DE ATENDIMENTO A USUÁRIOS (SAU) - O que é um alias?
 

Comentários Artigo

Por Raphaella Kaoana Samara Miguel(05294781964) em 2016-11-03 13:39:02.258:
Muito obrigada!
 

Avaliação do Artigo

Para você, este artigo foi: