Número do Artigo: 5853 Visualizar este artigo em tela expandida Copia o conteúdo deste artigo, na íntegra, na solução do atendimento. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Ir Para a Página Inicial da Base de Conhecimento Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Editar este artigo

LIBREOFFICE (V.5.3) - Converter arquivos PDF em arquivos ODT.

Voltar (Backspace) Voltar      Aumentar Imagens Aumentar Imagens     Diminuir Imagem Diminuir Imagens

 Procedimento - 4: (V.5.3) Converter arquivos PDF em ODT.

 
   A conversão de arquivos PDF, para arquivos ODT, formato padrão do aplicativo WRITER, pode ser realizada de várias formas e através de vários aplicativos.
 
   Abaixo está listado um procedimento para a conversão de arquivos PDF, em arquivos ODT, através do LIBRE OFFICE 5.3 (ou versão superior), um pacote de aplicativos gratuito, que pode ser instalado em qualquer computador (saiba mais aqui).
 
   Importante! É importante destacar que o LIBREOFFICE (WRITER) só conseguirá converter arquivos PDF pesquisáveis, ou seja, arquivos que foram digitados em outros aplicativos e convertidos para o formato PDF. Arquivos digitados em processadores de texto, como o MICROSOFT WORD (DOC ou DOCX), o LIBREOFFICE WRITER (ODT) ou o BLOCO DE NOTAS (TXT), que foram transformados em PDF, poderão ser convertidos para ODT através do procedimento deste artigo.
 
   Importante! Arquivos escaneados, que tenham como conteúdo uma imagem/foto, ainda que a imagem/foto contenha texto (como um ofício ou CNH digitalizados), não poderão ser convertidos dessa forma. Neste caso, o LIBREOFFICE (WRITER) até abrirá a imagem/foto, do Ofício ou CNH, contida no PDF, mas não poderá ler e converter as letras e palavras contidas na imagem/foto em texto.
 
   Para converter um arquivo PDF pesquisável para o formato ODT, através do LIBREOFFICE (WRITER), execute os seguintes procedimentos:
 
A) ATRAVÉS DOS MENUS INTERNOS DO WRITER 5.3 (ou versão superior):
 
1) Abra o aplicativo LIBREOFFICE (WRITER). Uma vez no WRITER, no canto superior esquerdo, clique no MENU ARQUIVO.
 
 
2) Logo após, no menu ARQUIVO, clique na opção ABRIR.
 
 
3) Será aberta a tela ABRIR, para selecionar abrir documentos. Procure pelo arquivo PDF a ser convertido para o formato DOC ou DOCX, selecione-o e clique no botão ABRIR.
 
 
4) Logo após, o WRITER fará a conversação do formato PDF para o formato ODT.
 
B) ATRAVÉS DA LOZACALIZAÇÃO DO ARQUIVO NO COMPUTADOR:
 
1) No WINDOWS, procure pelo arquivo PDF a ser convertido para o formato ODT.
 
2) Ao encontrar o arquivo desejado, clique com o botão direito do mouse sobre ele. Será aberto um menu de opções. Clique em ABRIR COM e, logo após, clique em ESCOLHER PROGRAMA PADRÃO.
 
  
3) Será aberta a tela ABRIR COM. Dê um duplo clique em OUTROS PROGRAMAS. Nos programas relacionados, selecione o programa LIBREOFFICE WRITER e clique em OK.
 
 
IMPORTANTE!Deixe desmarcada a opção SEMPRE USAR O PROGRAMA SELECIONADO PARA ABRIR ESTE TIPO DE ARQUIVO.
 
4) Caso o programa LIBREOFFICE WRITER não esteja relacionado na tela ABRIR COM, verifique novamente se o LIBREOFFICE está instalado no seu computador. Se estiver, clique no botão PROCURAR.
 
f.1) Será aberta a tela ABRIR COM do WINDOWS. Procure pelo arquivo SWRITER.EXE (2848) e clique no botão ABRIR.
 
f.2) O arquivo SWRITER.EXE (2848) estará na pasta de instalação do LIBREOFFICE, frequentemente, na mesma pasta dos arquivos SCALC.EXE e SIMPRESS (2848). Todavia, dependendo da versão do WINDOWS e da versão instalada do LIBREOFFICE, o endereço da pasta poderá variar. Veja abaixo alguns dos endereços possíveis para o arquivo SWRITER.EXE (2848):
 
C:\PROGRAM FILES (X86)\LIBREOFFICE 5\PROGRAM
C:\PROGRAM FILES (X86)\VERSAO DO LIBREOFFICE\PROGRAM
 
5) Logo após selecionar o LIBREOFFICE WRITER para abrir o arquivo, o WRITER fará a conversação do formato PDF para o formato ODT.
 
OBS: Para saber mais sobe como converter um arquivo de texto para o formato PDF, clique aqui. Para saber mais sobre como converter um arquivo PDF para os formatos DOC, DOCX ou ODT, clique aqui.
 
Versão do Artigo: 2
Data de Criação: 2017-06-13 14:02:47.915
Data de Atualização: 2017-06-14 12:18:57.998
Setor(es) Responsável(eis): Administrador Base de Conhecimento

 

Avaliação do Artigo

Para você, este artigo foi: