Número do Artigo: 4879 Visualizar este artigo em tela expandida Copia o conteúdo deste artigo, na íntegra, na solução do atendimento. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Ir Para a Página Inicial da Base de Conhecimento Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Editar este artigo

JAVA - Como configurar a abertura padrão de arquivos “*.JNLP”.

Voltar (Backspace) Voltar      Aumentar Imagens Aumentar Imagens     Diminuir Imagem Diminuir Imagens

 Procedimento 5: Como configurar a abertura de arquivos “*.JNLP”, por padrão, pelo JAVA.

 
   Para realizar este procedimento, você deve ser ADMINISTRADOR DO COMPUTADOR. Além disso, o programa JAVA deverá estar corretamente instalado no seu computador. Caso não seja um ADMINISTRADOR, entre em contato com o seu suporte de informática.
 
   Para configurar a abertura de arquivos “*.JNLP” pelo JAVA, ou seja, para que todos os arquivos do tipo “*.JNLP” sejam abertos, por padrão, pelo JAVA, realize os seguintes procedimentos:
 
1) NO WINDOWS 10:
    
a) Clique na caixa PESQUISAR NA WEB E NO WINDOWS e digite PAINEL DE CONTROLE (ou seu equivalente em inglês, CONTROL PANEL). Logo após, aperte a tecla ENTER.

b) No resultado da pesquisa, clique no item PAINEL DE CONTROLE. Será aberta a tela TODOS OS ITENS DO PAINEL DE CONTROLE.No canto direito superior, em EXIBIR POR, marcar ÍCONES PEQUENOS, caso ainda não esteja marcado, logo após clicar em PROGRAMAS PADRÃO;
 
 

c) Na tela PROGRAMAS PADRÃO, clique em ASSOCIAR UM TIPO DE ARQUIVO OU PROTOCOLO A UM PROGRAMA.
 
 

d) Será aberta a tela CONFIGURAÇÕES "APLICATIVOS PADRÃO".

 

 

e) Na tela CONFIGURAÇÕES "APLICATIVOS PADRÃO", embaixo da lista de arquivos apresentados no centro da tela, clique em "ESCOLHA OS APLICATIVOS PADRÃO POR TIPO DE ARQUIVO".
 
f) Será aberto a tela ESCOLHA OS APLICATIVOS PADRÃO POR TIPO DE ARQUIVO.

 
f.1) Procure pelo tipo de arquivo ".JNLP" (veja imagem aqui).
 
f.2) Ao encontrar o tipo de arquivo ".JNLP", no respectivo campo à direita, selecione o JAVA (TM) WEB LAUNCHER como programa padrão de abertura dos arquivos ".JNLP". 
 
 
OBS: Caso o tipo de arquivo ".JNLP" não seja listado/disponibilizado na tela ESCOLHA OS APLICATIVOS PADRÃO POR TIPO DE ARQUIVO é sinal de que o JAVA não está instalado corretamente no computador. Se for necessário, saiba mais como realizar a instalação do JAVA ao ler os procedimentos contidos aqui.
 
2) NO WINDOWS 7:
 
a) Clique em MENU INICIAR, logo após, clique em PAINEL DE CONTROLE.
 
b) Será aberta a tela TODOS OS ITENS DO PAINEL DE CONTROLE. No canto direito superior, em EXIBIR POR, marcar ÍCONES PEQUENOS, caso ainda não esteja marcado, logo após clicar em PROGRAMAS PADRÃO;
 
 
c) Na tela PROGRAMAS PADRÃO, clique em ASSOCIAR UM TIPO DE ARQUIVO OU PROTOCOLO A UM PROGRAMA.
 
 
d) Será aberta a tela ASSOCIAR UM TIPO DE ARQUIVO OU PROTOCOLO A UM PROGRAMA. Na lista de arquivos apresentados, procure pelo arquivo “.JNLP”  e selecione-o, logo após, clique no botão ALTERAR PROGRAMA.
 
 
e) Será aberta a tela ABRIR COM. Dê um duplo clique em OUTROS PROGRAMAS. Nos programas relacionados, selecione o programa JAVA(TM) WEB START LAUNCHER e clique em OK.
 
 
f) Caso o programa JAVA(TM) WEB START LAUNCHER não esteja relacionado na tela ABRIR COM, verifique novamente se o JAVA está instalado no seu computador. Se estiver, clique no botão PROCURAR.
 
f.1) Será aberta a tela ABRIR COM do WINDOWS. Procure pelo arquivo JAVAWS.EXE e clique no botão ABRIR.
 
f.2) O arquivo JAVAWS.EXE estará na pasta de instalação do JAVA, frequentemente, na mesma pasta do arquivo JAVA.EXE. Todavia, dependendo da versão do WINDOWS e da versão instalada do JAVA, o endereço da pasta JAVA poderá variar. Veja abaixo alguns dos endereços possíveis para o arquivo JAVAWS.EXE:
 
C:\PROGRAM FILES\JAVA\JRE1.8.0_121\BIN
C:\PROGRAM FILES (X86)\JAVA\JRE1.8.0_121\BIN
 
C:\PROGRAM FILES\JAVA\Pasta da Versão Instalada\BIN
C:\PROGRAM FILES (X86)\JAVA\Pasta da Versão Instalada\BIN
 
Versão do Artigo: 16
Data de Criação: 2017-05-08 18:34:11.961
Data de Atualização: 2019-09-23 15:51:08.558
Setor(es) Responsável(eis):
Administrador Base de Conhecimento
 

Comentários Artigo

Por Sistema de Atendimento a Usuários(sau) em 2017-05-16 14:59:23.071:
Obrigado pelo tutorial! Ajudou muito e resolveu o problema!!
Por Sistema de Atendimento a Usuários(sau) em 2017-07-25 11:53:02.119:
Uso Windows 10.
 

Avaliação do Artigo

Para você, este artigo foi: