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AUTENTICAÇÃO EM DOIS FATORES (2FA): Como remover e cadastrar um novo TOKEN (Usuários Internos).

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Procedimento: Como remover e cadastrar um novo TOKEN (Usuários Internos).

 

   Este artigo apresenta o procedimento para remoção e cadastro de novo TOKEN gerador de códigos, que é utilizado para o acesso com autenticação em dois fatores (2FA), pelo público interno do TJPR (magistrados, analistas, técnicos, estagiários, entre outros), junto aos sistemas internos do Tribunal de Justiça do Paraná, através de computadores (desktops ou notebooks). Se o usuário desejar saber mais sobre como realizar o primeiro acesso com a autenticação em dois fatores e o primeiro cadastro de TOKEN gerador de códigos, recomenda-se a leitura dos procedimentos contidos aqui.

 

   Para realizar esse procedimento, execute os passos abaixo:

 

I) REMOÇÃO DO TOKEN NO ENDEREÇO ELETRÔNICO (SITE) DO TJPR:

 

1) Clique aqui ou acesse o endereço eletrônico abaixo:

 

https://sau.tjpr.jus.br/sau/validacaoUsuarioExterno.do?actionType=inicio

 

2) Será aberta a tela para o cadastro de um novo TOKEN:


 

a) No primeiro campo, a opção CADASTRAR NOVO TOKEN estará selecionada. Essa opção compreende duas etapas, onde o usuário estará removendo qualquer TOKEN que já tenho sido cadastrado e será redirecionado para o cadastro de um novo TOKEN.

 

b) No campo LOGIN DO USUÁRIO: Insira aqui o Login de Rede do TJPR.

 

c) No campo SENHA: Insira aqui a respectiva senha do Login de Rede do TJPR.

 

d) No campo E-MAIL PESSOAL: Insira aqui o e-mail pessoal do usuário, o mesmo cadastrado no sistema HÉRCULES.

 

OBS: Se o usuário inserir um e-mail diverso, o procedimento não funcionará. O usuário poderá saber qual é o e-mail cadastrado no sistema HÉRCULES ao realizar o procedimento contido aqui, ou entrando em contato com o Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH).

 

e) No campo CAPTCHA (ver aqui): Execute os procedimentos de validação do CAPTCHA.

 

f) Para dar andamento na solicitação, clique no botão CONFIRMAR.

 

3) Será apresentada uma mensagem com instruções para a confirmação do procedimento. Leia as instruções e, se desejar, confirme o procedimento clicando no botão CONFIRMAR.


 

4) Logo após a confirmação, acesse o e-mail pessoal, o mesmo cadastrado no sistema HÉRCULES. Procure pelo e-mail com as instruções enviado pelo sistema.


 

a) Uma vez que o e-mail tenha sido encontrado, para concluir o procedimento de descadastramento, clique no LINK contido no corpo de texto do e-mail.


 

b) Ao clicar no link do e-mail, será apresentada uma mensagem de que o TOKEN antigo foi removido com sucesso e, em instantes, o usuário será redirecionado para a página para o cadastro de um novo TOKEN, procedimento que pode ser executado conforme as instruções contidas aqui

 

II) REMOÇÃO DO TOKEN NO APLICATIVO GOOGLE AUTHENTICATOR:

 

   Além da remoção do TOKEN cadastrado no endereço eletrônico (site) do TJPR, é necessário remover TOKEN no aplicativo de smartphone GOOGLE AUTHENTICATOR. Para isso, execute os procedimentos abaixo.

 

1) No smartphone do usuário, abra o aplicativo GOOGLE AUTHENTICATOR.

 

2) Procure pelo campo com o TOKEN gerador de códigos, pressione o código até que seja disponibilizada a opção para exclusão do TOKEN. Em seguida, confirme a exclusão do TOKEN no aplicativo GOOGLE AUTHENTICATOR.

 

 

 
Versão do Artigo: 24
Data de Criação: 2019-09-30 16:38:04.635
Data de Atualização: 2021-07-02 13:57:30.875
Setor(es) Responsável(eis): Administrador Base de Conhecimento

 

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