Número do Artigo: 367 Visualizar este artigo em tela expandida Copia o conteúdo deste artigo, na íntegra, na solução do atendimento. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Ir Para a Página Inicial da Base de Conhecimento Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Editar este artigo

PROJUDI - Assinatura Digital - Opção Selecionar Arquivo (Certificado Digital A1 e A3).

Voltar (Backspace) Voltar      Aumentar Imagens Aumentar Imagens     Diminuir Imagem Diminuir Imagens
Procedimento 5.1: Assinatura Digital Interna: Inserir Arquivo - Opção Selecionar Arquivo (Certificado Digital A1 e A3).
 
   Este procedimento diz respeito à Assinatura Digital no PROJUDI através da opção SELECIONAR ARQUIVO, disponível na tela INSERIR ARQUIVO. Caso queira criar um arquivo no PROJUDI, inserir e assina-lo, através da opção DIGITAR TEXTO, clique aqui.
 
   Este procedimento terá início na tela INSERIR ARQUIVO, a qual será aberta em todos os procedimentos do PROJUDI em que seja necessária a inclusão de documentos eletrônicos, tal como na juntada de documentos e na digitalização de processos. Caso seja necessário inserir vários arquivos no sistema PROJUDI, recomenda-se que sejam organizados previamente, conforme as orientações disponibilizadas ao clicar aqui.
 
   Uma vez na tela INSERIR ARQUIVOS, para selecionar um arquivo, realize os seguintes procedimentos:
 
1) No campo SELECIONAR ARQUIVOS, clique no botão ESCOLHER ARQUIVO.
 
 
OBS: É importante verificar, na tela INSERIR ARQUIVOS, o tamanho máximo que o arquivo PDF poderá ter para ser selecionado. Como regra geral, como no caos das juntadas, o PROJUDI aceita a inserção de arquivos com 2 MB de tamanho máximo. Em casos excepcionais, como no momento do cadastro de processos físicos, o PROJUDI aceita arquivos com 10 MB de tamanho máximo. Arquivos de áudio e vídeo também pode ser inseridos com 300MB de tamanho máximo.
 
2) Será aberta a tela de seleção de arquivos do WINDOWS. Selecione o(s) arquivo(s) PDF(s) desejados(s), respeitando o tamanho máximo permitido para cada arquivo. Logo após a seleção, clique no botão ABRIR.
 
 
3) Será aberta novamente a tela INSERIR ARQUIVO, todavia, agora estará listado o documento recém inserido na opção SELECIONAR ARQUIVO.
 
 
a) Caso seja necessário inserir outro documento através da opção SELECIONAR ARQUIVO, repita os passos 1 e 2 deste artigo. Caso deseje criar um documento através da opção DIGITAR TEXTO, realize os procedimentos contidos aqui.
 
4) Verifique se todos os documentos desejados foram corretamente inseridos e se estão corretamente relacionados. Para realizar a assinatura digital, clique no botão ASSINAR ARQUIVOS.
 
 
5) O próximo passo é a abertura da tela de assinatura e a tela de fundo chamada ASSINADOR DE DOCUMENTO - TJPR. Todavia essas telas podem não abrir automaticamente, dependendo do navegador de internet que está sendo utilizado e dependendo da configuração personalizada de cada navegador. Caso isso aconteça, execute os passos abaixo:
 
a) Caso o usuário esteja utilizando o navegador GOOGLE CHROME, clique aqui.
 
b) Caso o usuário esteja utilizando o navegador MOZILLA FIREFOX, clique aqui.
 
6) Caso seja a primeira vez que o usuário esteja realizando a assinatura digital, ou caso tenha reinstalado o aplicativo JAVA recentemente, será aberta uma tela solicitando permissão para executar o JAVA. Nesta tela, recomenda-se que seja marcada a opção NÂO MOSTRAR NOVAMENTE e, logo após, clique no botão EXECUTAR.  
  
7) Será aberta a tela para a seleção do TIPO DE ASSINATURA. Ao fundo, será aberta uma tela branca chamada ASSINADOR DE DOCUMENTO - TJPR.
 
 
7.1) OPÇÃO EM ARQUIVO (A1): Selecione esta opção caso queira utilizar o Certificado Digital A1, fornecido pelo próprio sistema PROJUDI. Se desejar, saiba mais sobre as diferenças entre o Certificado A1 e A3, sobre como solicitar o Certificado A1 e sobre como realizar seu download, clicando aqui.
 
a) Logo após selecionar a opção EM ARQUIVO (A1), clique no botão PROCURAR. Será aberta a tela de seleção de arquivos do WINDOWS. Selecione o arquivo do Certificado Digital A1 e clique no botão ABRIR.
 
 
b) Ainda na tela para a seleção do TIPO DE ASSINATURA, no campo DIGITE A SENHA DA CHAVE PRIVADA (PIN), insira a senha correspondente do Certificado Digital A1.  Para concluir o procedimento de assinatura, clique no botão ASSINAR.
 
 
c) Ao clicar no botão ASSINAR, acompanhe o desenvolvimento do procedimento de assinatura na tela de fundo do ASSINADOR DE DOCUMENTOS TJPR.
 
 
   Caso exista algum problema na assinatura, será necessário entrar em contato com a Divisão de Atendimento a Usuários, através do telefone 41-3200-400 ou através do Sistema de Atendimento a Usuários (SAU), conforme os procedimentos contidos aqui.
 
7.2) OPÇÃO CARTÃO/TOKEN (A3): Selecione esta opção caso queira utilizar o Certificado Digital A3, normalmente instalado em cartões de assinatura digital, ou em um Token. Cabe lembrar que o cartão de assinatura digital deve estar corretamente instalado e funcional no computador do usuário para que seja realizada a assinatura digital. Tendo em vista as peculiaridades de cada cartão, a correta instalação e funcionalidade do cartão de assinatura digital são de responsabilidade do fornecedor do cartão.
 
a) Para concluir a assinatura, após selecionar a opção CARTÃO/TOKEN (A3), clique no botão ASSINAR.
 
  
b) Se o cartão de assinatura digital estiver corretamente instalado, assim como o JAVA, o PROJUDI fará a leitura do cartão e solicitará a senha do cartão, a senha PIN. Insira a senha PIN e clique no botão OK.
                                                              
 
c) Ao clicar no botão OK, será iniciado o processo de assinatura. Acompanhe o desenvolvimento do procedimento de assinatura na tela de fundo do ASSINADOR DE DOCUMENTOS TJPR.
 
 
   Caso exista algum problema na assinatura, será necessário entrar em contato com a Divisão de Atendimento a Usuários, através do telefone 41-3200-400 ou através do Sistema de Atendimento a Usuários (SAU), conforme os procedimentos contidos aqui.
 
8) Se tudo ocorrer conforme o esperado, será aberta novamente e tela INSERIR ARQUIVO, todavia, o status do campo ASSINADO estará marcado como SIM.
 
 
9) Após selecionar, inserir e assinar digitalmente todos os documentos desejados, será disponibilizado o botão CONFIRMAR INCLUSÃO. Este botão só estará disponível se todos os arquivos já estiverem assinados. Clique no botão CONFIRMAR INCLUSÃO para concluir o procedimento de seleção e inclusão de arquivos no PROJUDI.
 
 
Versão do Artigo: 8
Data de Criação: 2012-04-11 18:03:09.968597
Data de Atualização: 2020-03-27 15:54:29.606
Setor(es) Responsável(eis): DTIC - DAU - 1º Grau


Administrador Base de Conhecimento
 

Artigos Relacionados

CERTIFICAÇÃO DIGITAL - Diferenças entre Certificação Digital A1 e A3.
DAU - PROJUDI - Criando a pendência expedir intimação no Sistema Projudi
PROJUDI 1º GRAU - Analista e Técnico: Como cadastrar um processo de cumprimento de sentença
PROJUDI - Agente Delegado - Instruções básicas para o perfil.
PROJUDI - Apoio Especializado - Instruções básicas para o perfil.
PROJUDI - Apoio Especializado - Instruções básicas para o perfil.
PROJUDI - Apoio Especializado - Instruções básicas para o perfil.
PROJUDI - Assinar externamente para utilização no PROJUDI (formatos p7z e p7s).
PROJUDI - Assinatura Digital - Opção Digitar Texto (Certificado Digital A1 e A3).
PROJUDI - Certificado Digital A1: Download.
PROJUDI - Certificado Digital A1: Revogação.
PROJUDI - Certificado Digital A1: Solicitação.
PROJUDI - Certificado Digital A1 (Solicitação, download e revogação).
PROJUDI - Manutenção geral.
PROJUDI - VEP - Analista e Técnico: Como cadastrar um Processo de Execução Penal (PEP).
PROJUDI - VEP - Analista e Técnico: Como cadastrar um Processo Físico de Execução Penal (PEP).
 

Avaliação do Artigo

Para você, este artigo foi: