A Base de Conhecimento do TJPR, confeccionada pela Divisão de Atendimento a Usuários (DAU), foi criada inicialmente para armazenar os principais procedimentos, informações e as principais soluções encontradas pela DAU junto aos sistemas e aplicativos (software) e aos equipamentos e materiais de informática (hardware) utilizados no TJPR.
Atualmente, a Base de Conhecimento está adaptada para conter procedimentos, informações e soluções de outros departamentos e, também, de outras divisões do TJPR.
O objetivo norteador da Base de Conhecimento é servir como um banco de dados, um banco de soluções, informações e procedimentos a serem adotados diante das mais diversas necessidades pelos departamentos do TJPR e suas respectivas divisões. A ideia é registrar o conhecimento acumulado, de tal forma que outros usuários possam utilizá-lo se for necessário.
Os procedimentos, informações e soluções contidas na Base estão disponibilizadas através de artigos (saiba mais aqui), os quais estão estruturados através de categorias (semelhantes a uma estrutura de pastas). Os artigos possuem vários níveis de restrição de visualização, divididos entre artigos públicos e artigos restritos (saiba mais aqui).
Cada artigo (endereço eletrônico único) contém determinada informação, que pode ou não estar complementada em outros artigos (há um relacionamento entre artigos). Por exemplo, um artigo de manutenção pode estar relacionado a um outro artigo de instalação ou de desinstalação.
Para facilitar a disseminação do conhecimento, o endereço eletrônico único do artigo (link) poderá ser enviado para o destinatário por e-mail ou por comunicador eletrônico, por exemplo, ou, até mesmo, poderá ser inserido na solução de um atendimento.
Também é oportuno frisar que a Base de Conhecimento foi confeccionada de tal modo a permitir a colaboração dos usuários (leitores). Os artigos poderão ser avaliados por sua qualidade pelos usuários, além disso, os usuários poderão realizar comentários sobre cada artigo. Desse modo, os usuários poderão contribuir com um feedback, de modo a indicar a qualidade ou a carência e incompletude da informação contida no artigo.
O contato com a gestão da Base de Conhecimento poderá ser realizado através do seguinte e-mail: basedeconhecimento@tjpr.jus.br.