Número do Artigo: 3569 Visualizar este artigo em tela expandida Copia o conteúdo deste artigo, na íntegra, na solução do atendimento. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Ir Para a Página Inicial da Base de Conhecimento Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Editar este artigo

PROJUDI - Assinatura Digital Externa (off-line): Como assinar fora do sistema com o Certificado A3 (formato P7Z e P7S).

Voltar (Backspace) Voltar      Aumentar Imagens Aumentar Imagens     Diminuir Imagem Diminuir Imagens

Procedimento 5.3: Assinatura Digital Externa (off-line): Como assinar fora do sistema com o Certificado A3 (formato P7Z e P7S).

 
   Este procedimento trata mais precisamente da assinatura digital externa do PROJUDI, com o Certificado Digital A3 (para assinatura externa com Certificado A1, clique aqui). Ao concluir a assinatura digital, conforme as orientações contidas neste artigo, os arquivos assinados digitalmente receberão a terminação “P7Z” ou “P7S”. Esses formatos de arquivos são especiais, o PROJUDI só reconhecerá que um arquivo externo está assinado digitalmente se estiver em um destes formatos.
 
   Este tipo de assinatura externa é útil, pois dispensará a assinatura digital do usuário durante a inserção do arquivo no sistema PROJUDI. No momento da inclusão no sistema, os documentos já serão reconhecidos como documentos assinados digitalmente, dispensando nova assinatura.
 
   Caso o usuário queira inserir e assinar digitalmente um arquivo, dentro do sistema PROJUDI, através da tela INSERIR ARQUIVO, o procedimento será outro. Esta inserção interna poderá ser realizada através da opção DIGITAR TEXTO (saiba mais clicando aqui) ou através da opção SELECIONAR ARQUIVO (saiba mais clicando aqui).
 
   Para assinar um documento fora do PROJUDI, com o Certificado A3, deixando-o com a terminação “P7Z” ou “P7S”, realize os seguintes procedimentos:
 
1) Abra a tela de login do PROJUDI. Para isto, clique aqui ou abra o endereço eletrônico do Tribunal de justiça do Estado do Paraná (www.tjpr.jus.br).
 
 
a) Uma vez no endereço eletrônico (site do TJPR), clique na opção SERVIÇOS, à esquerda da tela.
 
 
b) Logo após, será aberta uma nova tela com opções distintas, clique em PROCESSO VIRTUAL PROJUDI.
 
 
2) Será aberta a TELA DE LOGIN do PROJUDI.
 
 
3) No canto esquerdo da tela, clique em SOFTWARES REQUERIDOS.
 
 
4) Será aberta a tela SOFTWARES REQUERIDOS. No campo SOFTWARES ÚTEIS, clique em ASSINADOR TJPR.
 
 
5) Ao clicar em ASSINADOR TJPR (Assinador Externo do PROJUDI), dependendo da configuração do navegador de internet, ou será perguntado ao usuário se deseja executar ou realizar o download do Assinador Digital, ou será diretamente executado o Assinador Digital.
 
 
OBS: Repare que o ASSINADOR EXTERNO DO PROJUDI (disponível no site do PROJUDI) é diferente do ASSINADOR DO TJPR (disponível na rede do TJPR, através da Central de Software). Ambos são softwares de assinatura digital, porém, são e têm utilidades distintas. O ASSINADOR EXTERNO DO PROJUDI deixará os arquivos assinados por ele com a terminação “P7Z” ou “P7S”, já o ASSINADOR DO TJPR não fará isso. O PROJUDI só reconhecerá arquivos assinados externamente que tenham a terminação “P7Z” ou “P7S”. Arquivos assinados com o ASSINADOR DO TJPR não serão reconhecidos pelo PROJUDI como arquivos com assinatura digital válida, serão reconhecidos como um arquivo PDF normal, sem assinatura. Caso seja necessário, saiba mais sobre o ASSINADOR DO TJPR clicando aqui.
 
6) Uma vez aberto o ASSINADOR EXTERNO DO PROJUDI, clique:
 
a) No campo ARQUIVO: Clique no botão PROCURAR. Será aberta a tela de seleção de arquivos do WINDOWS. Selecione o arquivo que será assinado digitalmente fora do sistema PROJUDI.
 
b) No campo SAÍDA: Clique no botão PROCURAR. Também será aberta a tela de seleção de arquivos do WINDOWS, todavia, nesta tela, selecione a pasta de destino do documento que será assinado digitalmente.
 
c) Logo após selecionar o arquivo a ser assinado e o seu local de destino, clique no botão ASSINAR.  Se o cartão de assinatura digital estiver corretamente instalado, assim como o JAVA, o PROJUDI fará a leitura do cartão e solicitará a senha do cartão, a senha PIN.
 
 
7) Insira a senha PIN. Se tudo ocorrer conforme o esperado, será aberta novamente e tela de confirmação de que o documento foi assinado com sucesso. Clique em OK.
 
 
8) Verifique na pasta de destino se o arquivo foi assinado com sucesso. Repare que o arquivo assinado digitalmente pelo Assinador Externo do PROJUDI recebeu a terminação “-assinado.pdf.p7z”.
 
 
OBS: As terminações “P7Z” e “P7S” não são reconhecidas nativamente pelo WINDOWS. Somente alguns programas, assim como o PROJUDI, reconhecem e abrem (“leem”) arquivos nos formatos “P7Z” e “P7S”.
 
Versão do Artigo: 5
Data de Criação: 2016-04-25 12:59:30.194
Data de Atualização: 2019-08-08 13:27:57.251
Setor(es) Responsável(eis): DTIC - DAU - 1º Grau

Administrador Base de Conhecimento

 

Artigos Relacionados

PJE (PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO) - Verificação de Ambiente: Principais incidentes e soluções.
PROJUDI - Agente Delegado - Instruções básicas para o perfil.
PROJUDI - Apoio Especializado - Instruções básicas para o perfil.
PROJUDI - Apoio Especializado - Instruções básicas para o perfil.
PROJUDI - Apoio Especializado - Instruções básicas para o perfil.
PROJUDI - Assinar externamente para utilização no PROJUDI (formatos p7z e p7s).
 

Avaliação do Artigo

Para você, este artigo foi: