Número do Artigo: 3543 Visualizar este artigo em tela expandida Copia o conteúdo deste artigo, na íntegra, na solução do atendimento. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Insere o link deste artigo como solução principal do atendimento. É possível inserir apenas uma solução principal. Ir Para a Página Inicial da Base de Conhecimento Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Link de acesso para usuário externo (sem Login de Rede TJPR) Editar este artigo

PROJUDI 1º GRAU - 2FA: Como acessar o sistema com 2FA (Usuários Externos).

Voltar (Backspace) Voltar      Aumentar Imagens Aumentar Imagens     Diminuir Imagem Diminuir Imagens

AVISO IMPORTANTE: O procedimento de acesso ao PROJUDI, com a autenticação em dois fatores (2FA), pelos usuários externos do TJPR (membros do Ministério Público, advogados, peritos, partes, entre outros), tinha a previsão de entrar em disponibilidade em 02/08/2021. Todavia, devido a algumas inconsistências na implantação, não entrou em disponibilidade. Até entrar em funcionamento, os usuários externos deverão utilizar a forma antiga de acesso, sem a utilização da autenticação em dois fatores (2FA), conforme os procedimentos contidos aqui.

 

*****************************************************************************************************************************************************************

 

Procedimento - Como acessar o sistema com 2FA (Usuários Externos).

 

   Este artigo apresenta o procedimento de acesso com a autenticação em dois fatores (2FA), para o público externo do TJPR (membros do Ministério Público, advogados, peritos, partes, entre outros) junto ao sistema PROJUDI, através de computadores (desktops ou notebooks). Para outras formas de acesso, com outros tipos de usuários, leia as instruções contidas aqui.

 

   A Autenticação em Dois Fatores (2FA) nada mais é do que uma forma de identificação do usuário que utiliza dois métodos diferentes de autenticação. No caso dos usuários externos do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a autenticação combinará algo que o usuário conhece (Login do PROJUDI e respectiva senha), com algo que o usuário possui (um smartphone ANDROID ou IOS, que serve como TOKEN gerador de códigos).

 

   Para acessar o sistema do PROJUDI, com a Autenticação em Dois Fatores (2FA), realize os seguintes procedimentos:

 

1) Em primeiro lugar, o usuário externo deverá atender os seguintes requisitos:

 

a) Estar com o login do PROJUDI e a respectiva senha de acesso: Esses são o login e a senha de acesso recebidos pelo usuário externo no momento em que realizam o cadastro no sistema PROJUDI. Assim que o cadastro é concluído, esse login (e respectiva senha) são enviados ao usuário por e-mail (conforme o exemplo na imagem abaixo).

 

 

   Caso o usuário externo ainda não tenha realizado o cadastro no sistema PROJUDI, é possível saber mais sobre como realizar a solicitação de cadastro ao ler as informações contidas aqui

 

b) Estar com o aplicativo GOOGLE AUTHENTICATOR instalado no smartphone: Se ainda não o fez, este é o momento em que o usuário externo deve realizar, em seu smartphone, a instalação do aplicativo GOOGLE AUTHENTICATOR. Caso deseje saber mais detalhes sobre essa instalação, leia as instruções abaixo:

 

   Para informações sobre a instalação em smartphones ANDROID, clique aqui.

   Para informações sobre a instalação em smartphones IOS, clique aqui.

 

c) O smartphone do usuário externo deve estar conectado à internet e configurado para “data e hora automáticas”. Essa configuração é necessária, pois o aplicativo GOOGLE AUTHENTICATOR utiliza a “hora padrão de Brasília” para a geração de códigos. Caso deseje saber mais detalhes sobre essa configuração, leia as instruções abaixo:

 

   Para configurar “data e hora automáticas” em smartphones ADROID, clique aqui.

   Para configurar “data e hora automáticas” em smartphones IOS, clique aqui.

 

2) APLICATIVO GOOGLE AUTHENTICATOR NÃO CONFIGURADO: Esse passo deve ser executado caso o usuário externo nunca tenha configurado o GOOGLE AUTHENTICATOR como TOKEN gerador de códigos junto ao PROJUDI. Se o usuário externo já fez essa configuração, siga para as instruções do passo “3)” deste artigo.

 

a) Acesse o endereço eletrônico (site) do PROJUDI abaixo:

 

https://projudi-2fa.tjpr.jus.br/projudi/

 

b) Na tela de login do PROJUDI, clique na opção ADVOGADOS, PARTES, conforme destacado na imagem abaixo.

 

 

c) Em seguida, será solicitado ao usuário externo que sejam inseridos o CPF do usuário e a senha do sistema PROJUDI. Após inserir os dados solicitados, clique em ENTRAR.

 

 

OBS: Neste passo, deve ser inserido o CPF do usuário externo e a antiga senha do sistema PROJUDI. Neste procedimento com o 2FA, não se utiliza o antigo login do PROJUDI, tal como "PR000000" ou "beltrano.parte".

 

c.1.1) Será apresentada uma mensagem informando sobre o início do funcionamento da Autenticação em Dois Fatores (2FA) no PROJUDI. Clique em CONFIGURAR.

 

 

c.1.2) Logo após, será aberta uma tela com um código QR CODE. Esse é o código que deverá ser “lido” pelo aplicativo de smartphone chamado GOOGLE AUTHENTICATOR.

 

 

c.1.3) Abra o aplicativo GOOGLE AUTHENTICATOR e posicione o LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS no QR CODE apresentado na tela.

 

 

c.1.4) Assim que o aplicativo GOOGLE AUTHENTICATOR realizar a “leitura” do QR CODE, ele passará, de forma permanente, a gerar um código numérico de seis dígitos (código numérico que é atualizado a cada 30 segundos). Insira o código numérico de seis dígitos gerado no campo CÓDIGO AUTENTICADOR, conforme a imagem abaixo, e clique em SALVAR.

 

 

c.1.5) Será apresentada uma mensagem de que o “AUTENTICADOR FOI CONFIGURADO”. A partir desse momento, o aplicativo GOOGLE AUTHENTICATOR está configurado como TOKEN gerador de códigos para acesso junto ao PROJUDI.

 

 

3) APLICATIVO GOOGLE AUTHENTICATOR CORRETAMENTE CONFIGURADO: Esse passo deve ser executado caso o usuário externo já tenha configurado o GOOGLE AUTHENTICATOR como TOKEN gerador de códigos junto ao PROJUDI.

 

a) Acesse o endereço eletrônico (site) do PROJUDI abaixo:

 

https://projudi-2fa.tjpr.jus.br/projudi/

 

b) Na tela de login do PROJUDI, clique na opção ADVOGADOS, PARTES, conforme destacado na imagem abaixo.


 

c) Em seguida, será solicitado ao usuário externo que sejam inseridos o CPF do usuário e a senha do sistema PROJUDI. Após inserir os dados solicitados, clique em ENTRAR.

 

 

d) Será solicitado o código gerado pelo software gerador de códigos instalado no smartphone (TOKEN).

 

 

4) Em seguida, se o login foi realizado corretamente, de acordo com o perfil do usuário, será aberta a respectiva tela inicial do sistema PROJUDI.

 

 

 
Versão do Artigo: 21
Data de Criação: 2016-04-07 18:29:48.607
Data de Atualização: 2021-08-02 14:16:34.794
Setor(es) Responsável(eis): DTIC - DAU - 1º Grau
Administrador Base de Conhecimento

 

Artigos Relacionados

PROJUDI 1º GRAU - 2FA: Como acessar o sistema.
PROJUDI 1º GRAU - Advogado: (Depósito Eletrônico - Integração CEF) Como realizar o depósito judiciário através do sistema.
PROJUDI - Como realizar uma consulta pública de processos/recursos
PROJUDI - Quem utiliza e como obter acesso?
 

Avaliação do Artigo

Para você, este artigo foi: