Problema 8: Como realizar múltiplas assinaturas digitalmente em um documento.
Este artigo apresenta os procedimentos para a realização de assinaturas digitais múltiplas em apenas um documento ( já criado), no sistema ATHOS, ou seja, apresenta o procedimento para que várias pessoas assinem digitalmente apenas um documento, já criado no sistema. Caso seja necessária a assinatura de apenas um usuário, em um ou mais documentos, será necessário realizar outro procedimento, disponibilizado aqui.
O ATHOS disponibiliza o recurso de assinatura digital apenas para os perfis de Magistrados e de Diretores de Departamentos.
Para realizar o procedimento de assinatura digital múltipla, execute os seguintes procedimentos:
1) Acesse o aplicativo ATHOS. Caso seja necessário, saiba mais sobre como acessar o sistema lendo os procedimentos contidos aqui.
2) Em seguida, pesquise e abra o documento que deverá ser assinado. Caso seja necessário, saiba mais sobre como pesquisar por um documento já criado ao ler os procedimentos contidos aqui.
OBS: Caso ainda não tenha criado o documento, é possível criá-lo ao realizar os procedimentos contidos aqui.
3) Após encontrar o documento desejado, será apresentada a tela abaixo. Clique no botão GERAR PDF.
4) Após gerar o arquivo PDF, o arquivo deverá ser encaminhado para o magistrado (ou Diretor) assinar. IMPORTANTE: O Magistrado (ou Diretor) é a primeira pessoa que assina e é ele quem decide quantas pessoas irão assinar o documento.
5) A Assinatura Digital Múltipla do ATHOS é realizada através de um aplicativo externo ao sistema, denominado ASSINADOR DO TJPR. Para realizar a assinatura nesse assinador:
a) Instale o Assinador do TJPR. Caso seja necessário, para saber mais sobre como realizar o procedimento de instalação do ASSINDOR DO TJPR, clique aqui.
b) Realize a assinatura digital do PDF gerado no passo anterior. Caso seja necessário, para saber mais sobre como realizar o procedimento de assinatura digital no ASSINDOR DO TJPR, clique aqui.
c) Após realizar a primeira assinatura e definir a quantidade de pessoas que irão assinar, o Magistrado (ou Diretor) deverá encaminhar o arquivo assinado para a próxima pessoa assinar. A próxima pessoa deverá realizar o mesmo procedimento de assinatura contido neste passo (passo "5)") e, em seguida, reencaminhar o arquivo PDF para a próxima pessoa (se houver), até que todos assinem.
d) O último usuário a assinar o documento deverá encaminhar novamente o arquivo PDF ao magistrado (ou Diretor).
6) Quando todos tiverem assinado, o arquivo PDF deverá ser anexado ao documento original lá no sistema ATHOS.
a) Somente o criador do documento poderá anexar o arquivo em PDF assinado.
b) Pesquise e abra o documento original no ATHOS. Caso seja necessário, saiba mais sobre como pesquisar um documento lendo os procedimentos contidos aqui.
c) Ao abrir o documento desejado, a tela abaixo será exibida, clique em ANEXOS.
IMPORTANTE: Só é possível anexar documentos do tipo PDF.
7) A tela ANEXOS DO DOCUMENTO será apresentada.
a) Clique em ESCOLHER ARQUIVO, selecione o arquivo PDF assinado digitalmente por todos e clique em ABRIR.
b) Em seguida, aparecerá o nome do documento escolhido.
c) Para concluir, clique em ANEXAR.
8) Ao final, a seguinte mensagem será exibida.
9) Caso o aplicativo apresente erro no momento da assinatura entre em contato com a Divisão de atendimento ao Usuário (DAU), pelo telefone (041) 3200-4000.
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