Problema: Assinatura Digital Simples - Como um único usuário assina um ou mais documentos.
Este artigo apresenta os procedimentos para a realização de assinatura digital simples, de um único usuário, em um ou mais documentos (já criados), no sistema ATHOS, ou seja, apresenta o procedimento para que um único usuário assine digitalmente um ou mais documentos, já criados no sistema. Caso sejam necessárias assinatura múltiplas, com vários usuários assinando um mesmo documento, será necessário realizar outro procedimento, disponibilizado aqui.
O ATHOS disponibiliza o recurso de assinatura digital apenas para os perfis de Magistrados e de Diretores de Departamentos.
Para realizar o procedimento de assinatura digital simples, execute os seguintes procedimentos:
1) Acesse o aplicativo ATHOS. Caso seja necessário, saiba mais sobre como acessar o sistema lendo os procedimentos contidos aqui.
2) Uma vez na área principal do sistema, no canto superior esquerdo, clique em OPÇÕES. No submenu MÚLTIPLOS DOCUMENTOS, clique em ASSINAR.
3) Serão listados os tipos de documentos que o perfil do usuário tem permissão para assinar, selecione o tipo e clique em PRÓXIMO PASSO;
4) O sistema lhe apresentará os documentos, do tipo selecionado no passo anterior, que ainda não foram assinados ou que tiveram sua assinatura descartada por uma alteração após a assinatura. Os documentos que foram alterados após uma assinatura aparecerão marcados com um “!”, para que o usuário possa identificar essa ocorrência na listagem.
5) Selecione o documento a ser assinado e clique em ASSINAR;
IMPORTANTE: Caso o usuário queira assinar mais de um documento por vez, basta marcar os documentos desejados e ao final, clicar em ASSINAR (veja imagem aqui). Logo após, siga os passos abaixo.
6) Em seguida, no final da tela, aparecerá um download. Para continuar, clique em MANTER.
7) Clique no instalador para que ele seja executado.
8) O sistema verificará se as configurações para a assinatura digital no computador estão corretas. Caso estejam corretas, clique em EXECUTAR ao aparecer a tela do ASSINADOR DE ARQUIVOS ( veja imagem aqui). Logo após, será apresentada a tela chamada INTRODUZIR PIN ( veja imagem aqui). Caso não estejam corretas será apresentada uma tela informando que o cartão deverá ser inserido corretamente ( veja imagem aqui).
9) Se a assinatura for concluída, a seguinte tela irá aparecer.
OBS: Caso seja necessário verificar o documento assinado, será necessário fazer a pesquisa do mesmo. Para saber mais sobre como pesquisar um documento, clique aqui.
10) Caso o aplicativo apresente erro no momento da assinatura entre em contato com a Divisão de atendimento ao Usuário (DAU), pelo telefone 3200-4000
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